Problemas e Soluções em Aparelhos Moto G Motorola.




Problemas e Soluções em Aparelhos Moto G Motorola.

A linha Moto G já tem alguns anos, e ainda é uma das queridinhas do Brasil. Independente da variante que você tenha, alguns problemas ainda podem ocorrer. Por isso, reunimos aqui uma série de problemas e soluções para os erros mais comuns desses dispositivos.

Tenha em mente que estes são problemas generalizados, apenas alguns dos erros são específicos de um modelo, que pode ser o Moto G 2013, Moto G 2014 ou Moto G 2015, segundo nossas fontes. Se o problema for específico de alguma variante, o mesmo será comentado no texto. As soluções podem funcionar para diversos modelos Android.

Problemas com a saída de áudio (celular/fones de ouvido):

Muitos usuários do Moto G 2013 vêm reclamando de problemas com a saída de áudio do dispositivo. O problema vai além da qualidade do som (bug número 8 desta lista): o áudio simplesmente não funciona, e não adianta usar os fones de ouvido em ligações ou tentar limpar os speakers.

Solução:

Inicie o Moto G em modo de segurança. Para tanto clique no botão Ligar/Desligar > pressione longamente o comando Desligar que aparecerá na tela > clique em ok para reiniciar o dispositivo em modo de segurança
Feito isso, você verá a marca do Modo de segurança no canto esquerdo inferior da tela. Nesse modo, você poderá localizar o aplicativo problemático ao inicializar um aplicativo por vez para identificar qual deles está causando o problema. Para desativar o modo de segurança basta apenas desligar e ligar o dispositivo novamente.



Se o aparelho continua dando defeito depois deste processo, recomendo fazer uma restauração de fábrica do dispositivo. 

Bateria Instável.


Problema:

Depois de ser atualizado para Android 5.0 Lollipop o Moto G já não oferece mais a possibilidade de ver na barra de status a porcentagem restante de bateria, apenas quando acessamos as configurações rápidas.
Em muitos casos, o Moto G vem exibindo valores errados, de 50% de carga a 1% e depois de novo a metade. Se esse tipo de salto ocorre no seu aparelho, pode haver um erro na calibração da bateria, relacionado a uma atualização de software.


Solução:

Como não podemos remover a bateria do Moto G, deixe que o dispositivo se descarregue por completo e se desligue sozinho. Depois carregue-o a 100% e repita o processo. Dessa forma, o problema deverá desaparecer.


Cartão SIM não detectado.


Problema:

Alguns dispositivos não reconhecem o cartão SIM ou, se o fazem, depois de uma hora inexplicavelmente deixam de reconhecê-lo. Isso pode se dar porque você usa um Nano SIM com adaptador (o Moto G oferece suporte apenas para Micro SIM), ou então um Micro SIM mal cortado.

Solução:

Experimente usar outro cartão e, se for o caso, peça outro SIM à sua operadora.


Erros na câmera.


Problema:

Para alguns usuários, o aplicativo da câmera simplesmente não é ativado.

Solução:

Em primeiro lugar, reinicie o aparelho. Se não funcionar, vá a Configurar > Aplicativos e busque o app da Câmera. Clique em Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache. Se o problema persistir, algum aplicativo de terceiros pode ser o culpado. Vá até a multitarefa, veja quais softwares estão abertas e feche-os. Se nada disso funcionar, restaure para a versão de fábrica.
Lembre-se de sempre fazer um backup de todos os seus dados, antes de fazer qualquer tipo de restauração.


Erro no LED de notificações.


Problema:

Em alguns aparelhos, o LED não acende quando chega um SMS, email, mensagem do WhatsApp e outros. Geralmente esse problema é causado ao se restabelecer os dados de uma conta Google que incluía em suas configurações instruções para desabilitar o LED (em aparelhos anteriores).

Solução:

A solução é fácil: utilize o widget chamado Notification Light Widget. Se o instalar na tela principal, ele ajudará a habilitar o LED outra vez. Depois disso, você pode até mesmo remover o widget.


Barulhos estranhos.


Problema:

Essa parece ser uma das queixas mais comuns: um som ou vibração ao balançar ou apagar o aparelho. Algumas pessoas o atribuem à retroalimentação háptica, e apesar de ser inofensivo, pode incomodar bastante. Se acontece com o seu Moto G, ele pode ter algum botão solto.

Solução:

Uma resposta fácil para o problema é comprar uma capa, que além de proteger o dispositivo irá abafar o ruído. Mas se o barulho for muito alto e irritante, não hesite em procurar a assistência técnica.


Qualidade de som ruim.


Problema:

Na realidade, o som do aparelho é bem aceitável se levarmos em conta o preço do Moto G. Mesmo assim, pode haver problemas. Em geral, não se espera muito da saída de áudio porque os alto-falantes estão na parte traseira.

Solução:

Uma melhora possível é modificar os valores do equalizador. Vá até Configurar > Som e clique em Efeitos de áudio. Aqui você poderá ajustar a saída de áudio do alto-falante.


Problemas durante o carregamento.


Problema:

O seu Moto G se reinicia enquanto está recarregando? Seu aparelho não recarrega bem? O mais provável é que haja um problema com o seu cabo de USB.

Solução:

Primeiro tente recarregar com outro cabo, de preferência que esteja entre os 500 mA e 1.5A. Deixe o aparelho a 0 e recarregue-o com o novo cabo mantendo-o apagado durante os primeiros 20 minutos.


Problema ao analisar um APK


Problema:

Se quiser instalar aplicativos que não estejam na Play Store, você deve primeiro ativar a opção de Fontes Desconhecidas em Configurar > Segurança. Com o Moto G é provável que você tenha que desabilitar a opção de Verificar Aplicativos. Se tiver feito tudo isso, ainda poderá encontrar problemas quando o aparelho analisar o arquivo do pacote ao instalar um APK.

Solução:

Se for o caso, tente fazer o upload do APK desejado para o Google Drive e instale-o de lá. Se tiver o smartphone rooteado, faça a instalação com algum Se for o caso, tente fazer o upload do APK desejado para o Google Se Se tiver o smartphone rooteado, faça a instalação com algum aplicativo de gerenciamento como o ES Explorador de Arquivos. Ou então salve todos os seus dados e faça um reset de fábrica.

Wi-Fi e conexões instáveis.


Problema:

Os problemas de um novo smartphone neste campo são muito comuns, desde erros na hora de se conectar a um roteador até consumo excessivo de bateria ou desconexões intermitentes.

Solução:

Meus conselhos neste aspecto são básicos mas eficientes. Reinicie o Moto G e a WiFi. Apague os dados de conexão da sua rede e introduza-os de novo. Se o problema persistir, verifique o artigo abaixo.

Problemas com o horário de verão.


Problema:

Muitos usuários do Moto G reclamam de bugs como o fechamento repentino de aplicativos e lentidão com a mudança de horário no país.

Solução:

Sugerimos que você desabilite o recurso de Data e Hora Automáticas. Depois, manualmente, altere o fuso horário. 
Acesse Menu > Configurar > Data e Hora> Desative Data e Hora Automáticas. Depois, dentro do mesmo menu, selecione o Fuso Horário para Horário da Argentina (Buenos Aires) GMT -3:00. Após alterar as configurações, desligue e religue o aparelho. Esse procedimento fará com que seu aparelho tenha funcionamento normalizado.


O teclado desaparece.


Problema:

Alguns usuários reclamaram que o teclado some da tela enquanto navegando pela internet, escrevendo mensagens, durante chamadas ou outras situações sem motivo aparente.
Este problema pode ser causado pelo mau gerenciamento de memória, neste caso o basta fechar todos os aplicativos, e re-abrir somente os necessários.

Solução:

  • Tente reiniciar o dispositivo, pode ser apenas um problema temporário.

  • Limpe a partição de cache. Pressione o botão de abaixar o volume juntamente com o botão de ligar/desligar para ver as opções de boot. Use o botão de abaixar o volume para marcar a opção restaurar, e o botão de aumentar volume para selecionar esta opção.

  • Assim que voce ver o bonequinho do android deitado de costas pressiones e segure os botões de ligar/desligar e aumentar volume. Um novo menu de restauração aparecerá, assim você pode usar o botão de abaixar o volume para marcar “partição de cache” e o botão de ligar/desligar para selecionar. Pressione o botão de ligar/desligar e selecione a opção restaurar sistema.

  • A opção final é fazer um reset de fábrica: Configurações > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica > Restaurar telefone. Antes de começar este procedimento tenha certeza de que tem um backup de todos os dados importantes do seu dispositivo.

Os aplicativos não ficam em segundo plano.


Problema:

O Moto G 2014 não tem uma memória RAM tão ruim (1GB), mas para alguns usuários é muito pouco. Ao invés de permitir vários aplicativos ao mesmo tempo deixando-os em segundo plano, eles simplesmente fecham. Muitos usuários reclamaram nos fóruns da Motorola e no Google+.

Solução:

A boa noticia é que parece que o problema foi resolvido. Vários usuários disseram que ao atualizar o Android para a última versão disponível, no caso o Android Lollipop, os problemas com o encerramento dos aplicativos desapareceram.
Para atualizar o seu sistema Android vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.


O flash da câmera parou de funcionar

Problema

Vários usuários do Moto G 2014 reportaram que depois de certo tempo de uso o flash da câmera parou de funcionar sem nenhum tipo de explicação, a maioria depois da atualização do dispositivo para o Android Lollipop.

Solução:

  • Como primeira opção de solução você pode fazer uma restauração forçada no seu dispositivo pressionando o botão de liga e desligar até o telefone fazer o reboot.

  • Limpe os dados e cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Câmera > Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache.


  • Há também a possibilidade de que algum aplicativo que use o flash , como os de lanterna, seja o culpado. Feche todos os aplicativos, se não funcionar tente desinstalar qualquer aplicativo que use o flash até achar o culpado.

Chamadas sem áudio.


Problema:

Alguns usuários do Moto G 2014 relataram um problema na reprodução do áudio das ligações que são realizadas e recebidas. Segundo os relatos, é possível ouvir o áudio do outro contato, embora ele não consiga ouvir o que está sendo falado pelo usuário do Moto G.

Solução:

Felizmente, é possível resolver essa questão redefinindo as preferências dos aplicativos e removendo os dados armazenados no discador padrão. Siga os passos abaixo:
  • Acesse o menu de configurações do dispositivo;
  • Selecione a opção Aplicativos e em seguida localize a guia Todos;
  • Localize e selecione o aplicativo Discador e clique na opção Limpar dados;
  • Feito isso, selecione os três pontos no canto superior direito e clique em Redefinir preferências de aplicativos.


Após a conclusão dos passos listados acima, é necessário reiniciar o telefone para realizar a primeira chamada de teste. Caso o problema persista, talvez seja adequado o envio do dispositivo até uma assistência autorizada para um possível reparo no microfone.

Demora para atualizar aplicativos na Play Store.


Problema:

Ao realizar a atualização de um aplicativo já instalado através da Play Store, muitos usuários estão observando uma demora na conclusão do procedimento próximo a 91%. O problema pode estar relacionado à compilação dos aplicativos instalados antes da transição entre a máquina virtual Dalvik (padrão no Android KitKat), para a nova ART do Lollipop.

Solução:

Indicamos restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica, após a atualização para o Android Lollipop. Muitos usuários tentaram resolver a questão removendo o cache dos aplicativos já instalados, mas o procedimento em 90% dos casos não obteve sucesso.
Antes de realizar o procedimento, recomendamos que seja realizado um backup de todas as informações e arquivos pessoais armazenados no dispositivo.


Aparelho não liga ou carrega após consumo total da bateria.


Problema:

O dispositivo não inicia ou carrega a bateria após o término total da carga.

Solução:

Recomendamos os procedimentos abaixo para resolver esse problema:
  • Conecte o carregador original diretamente na tomada (não utilize fontes ou extensões de tomada)
  • Conecte o cabo ao celular após a conexão com a tomada
  • Após conectar o cabo, pressione o botão de energia por 2 minutos 
  • Após esse período, o LED de notificações ira se acender, solte imediatamente o botão de energia
  • O LED permanecerá ligado por aproximadamente 30 segundos, sem nenhum tipo de exibição na tela. Logo após esse período, a tela irá se acender indicando o percentual de bateria, provavelmente 0%.
  • Caso a tela se pague, não se assuste, e não ligue ou utilize o celular até que a bateria alcance 100% de carga.
Esse procedimento realiza um boot forçado no dispositivo, no entanto, as informações e dados armazenados no Moto G permanecerão intactos. Não é recomendado a utilização de carregadores paralelos, ou de outras marcas para a realização desse procedimento, mesmo que este apresente a mesma quantidade de amperagem.

As notificações não chegam

Problema:

Muitos usuários relatam problemas no comportamento das notificações. Algumas são entregues somente na rede de dados (2G/3G), enquanto outras são exibidas durante a conexão com Wi-Fi.

Solução:

Não sabemos exatamente a causa desse problema, mas recomendamos que os aplicativos Moto Alerta e Assist, sejam desativados no menu de configuração do dispositivo. Caso o problema persista por mais tempo, é recomendado uma restauração de fábrica.



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