Problemas e Soluções em Aparelhos Moto G Motorola.
Problemas e Soluções em
Aparelhos Moto G Motorola.
A
linha Moto G já tem alguns anos, e ainda é uma das queridinhas do Brasil.
Independente da variante que você tenha, alguns problemas ainda podem ocorrer.
Por isso, reunimos aqui uma série de problemas e soluções para os erros mais
comuns desses dispositivos.
Tenha em mente que estes são
problemas generalizados, apenas alguns dos erros são específicos de um modelo,
que pode ser o Moto G 2013, Moto G 2014 ou Moto G 2015, segundo nossas fontes.
Se o problema for específico de alguma variante, o mesmo será comentado no
texto. As soluções podem funcionar para diversos modelos Android.
Problemas
com a saída de áudio (celular/fones de ouvido):
Muitos usuários do Moto G 2013 vêm reclamando
de problemas com a saída de áudio do dispositivo. O problema vai além da
qualidade do som (bug número 8 desta lista): o áudio simplesmente não
funciona, e não adianta usar os fones de ouvido em ligações ou tentar
limpar os speakers.
Solução:
Inicie o Moto G em modo de segurança. Para
tanto clique no botão Ligar/Desligar > pressione
longamente o comando Desligar que aparecerá na
tela > clique em ok para reiniciar o dispositivo em modo
de segurança.
Feito isso, você verá a marca do Modo
de segurança no canto esquerdo inferior
da tela. Nesse modo, você poderá localizar o aplicativo problemático ao
inicializar um aplicativo por vez para identificar qual deles está causando o
problema. Para desativar o modo de segurança basta apenas desligar
e ligar o dispositivo novamente.
Se o aparelho continua
dando defeito depois deste processo, recomendo fazer uma restauração de
fábrica do
dispositivo.
Bateria
Instável.
Problema:
Depois de ser atualizado para Android 5.0
Lollipop o Moto G já não oferece mais a possibilidade de ver na
barra de status a porcentagem
restante de bateria, apenas quando acessamos as configurações rápidas.
Em muitos casos, o Moto G
vem exibindo valores errados, de 50% de carga a 1% e depois de novo a
metade. Se esse tipo de salto ocorre no seu aparelho, pode
haver um erro na calibração da bateria, relacionado a uma atualização de
software.
Solução:
Como não podemos remover a bateria do Moto G,
deixe que o dispositivo se descarregue por completo e se desligue sozinho.
Depois carregue-o a 100% e repita o processo. Dessa forma, o problema deverá
desaparecer.
Cartão SIM
não detectado.
Problema:
Alguns dispositivos não reconhecem o cartão
SIM ou, se o fazem, depois de uma hora inexplicavelmente deixam de
reconhecê-lo. Isso pode se dar porque você usa um Nano SIM com adaptador (o
Moto G oferece suporte apenas para Micro SIM), ou então um Micro SIM mal
cortado.
Solução:
Experimente usar outro cartão e, se for o
caso, peça outro SIM à sua operadora.
Erros
na câmera.
Problema:
Para alguns usuários, o aplicativo da câmera
simplesmente não é ativado.
Solução:
Em primeiro lugar, reinicie o aparelho. Se
não funcionar, vá a Configurar
> Aplicativos e busque o app da Câmera. Clique
em Forçar parada, Limpar
dados e Limpar Cache. Se o problema persistir, algum
aplicativo de terceiros pode ser o culpado. Vá até a multitarefa, veja quais
softwares estão abertas e feche-os. Se nada disso funcionar, restaure
para a versão de fábrica.
Lembre-se de sempre fazer um backup de todos
os seus dados, antes de fazer qualquer tipo de restauração.
Erro no
LED de notificações.
Problema:
Em alguns aparelhos, o LED não acende quando
chega um SMS, email, mensagem do WhatsApp e outros. Geralmente esse
problema é causado ao se restabelecer os dados de uma conta Google que incluía
em suas configurações instruções para desabilitar o LED (em aparelhos
anteriores).
Solução:
A solução é fácil: utilize o widget
chamado Notification Light Widget.
Se o instalar na tela principal, ele ajudará a habilitar o LED outra vez.
Depois disso, você pode até mesmo remover o widget.
Barulhos
estranhos.
Problema:
Essa parece ser uma das queixas mais comuns:
um som ou vibração ao balançar ou apagar o aparelho. Algumas pessoas o atribuem
à retroalimentação háptica, e apesar de ser inofensivo, pode incomodar
bastante. Se acontece com o seu Moto G, ele pode ter algum botão solto.
Solução:
Uma resposta fácil para o problema é comprar
uma capa, que além de proteger o dispositivo irá abafar o ruído. Mas se o
barulho for muito alto e irritante, não hesite em procurar a assistência
técnica.
Qualidade
de som ruim.
Problema:
Na realidade, o som do aparelho é bem
aceitável se levarmos em conta o preço do Moto G. Mesmo assim, pode haver
problemas. Em geral, não se espera muito da saída de áudio porque os
alto-falantes estão na parte traseira.
Solução:
Uma melhora possível é modificar os valores
do equalizador. Vá até Configurar
> Som e clique em Efeitos
de áudio. Aqui você poderá ajustar a saída de áudio do
alto-falante.
Problemas
durante o carregamento.
Problema:
O seu Moto G se reinicia enquanto está
recarregando? Seu aparelho não recarrega bem? O mais provável é que haja um
problema com o seu cabo de USB.
Solução:
Primeiro tente recarregar com outro cabo, de
preferência que esteja entre os 500 mA e 1.5A. Deixe o aparelho a 0 e
recarregue-o com o novo cabo mantendo-o apagado durante os primeiros 20
minutos.
Problema
ao analisar um APK
Problema:
Se quiser instalar aplicativos que não
estejam na Play Store, você deve primeiro ativar a opção de Fontes Desconhecidas em Configurar > Segurança.
Com o Moto G é provável que você tenha que desabilitar a opção de Verificar Aplicativos.
Se tiver feito tudo isso, ainda poderá encontrar problemas quando o aparelho
analisar o arquivo do pacote ao instalar um APK.
Solução:
Se for o caso, tente fazer o upload do APK
desejado para o Google Drive e instale-o de lá. Se tiver o smartphone rooteado,
faça a instalação com algum Se for o caso, tente
fazer o upload do APK desejado para o Google Se Se tiver
o smartphone rooteado, faça a instalação com algum aplicativo de gerenciamento
como o ES Explorador de
Arquivos. Ou então salve todos os seus dados e faça um reset de fábrica.
Wi-Fi e
conexões instáveis.
Problema:
Os problemas de um novo smartphone neste
campo são muito comuns, desde erros na hora de se conectar a um roteador até
consumo excessivo de bateria ou desconexões intermitentes.
Solução:
Meus conselhos neste aspecto são básicos mas
eficientes. Reinicie o Moto G e a WiFi. Apague os dados de conexão da sua rede
e introduza-os de novo. Se o problema persistir, verifique o artigo
abaixo.
Problemas
com o horário de verão.
Problema:
Muitos usuários do Moto G reclamam de
bugs como o fechamento repentino de aplicativos e lentidão com a mudança de
horário no país.
Solução:
Sugerimos que você desabilite o recurso de
Data e Hora Automáticas. Depois, manualmente, altere o fuso horário.
Acesse Menu > Configurar > Data e Hora> Desative Data e Hora
Automáticas. Depois, dentro do mesmo menu, selecione o Fuso Horário
para Horário da Argentina (Buenos Aires) GMT -3:00. Após alterar as
configurações, desligue e religue o aparelho. Esse procedimento fará com
que seu aparelho tenha funcionamento normalizado.
O
teclado desaparece.
Problema:
Alguns usuários reclamaram que o teclado some
da tela enquanto navegando pela internet, escrevendo mensagens, durante
chamadas ou outras situações sem motivo aparente.
Este problema pode ser causado pelo mau
gerenciamento de memória, neste caso o basta fechar todos os aplicativos, e
re-abrir somente os necessários.
Solução:
- Tente reiniciar o dispositivo,
pode ser apenas um problema temporário.
- Limpe a partição de cache.
Pressione o botão de abaixar o volume juntamente com
o botão de ligar/desligar para
ver as opções de boot. Use o botão de abaixar o volume para marcar a
opção restaurar, e
o botão de aumentar volume para
selecionar esta opção.
- Assim que voce ver o bonequinho
do android deitado de costas pressiones e segure os botões de ligar/desligar e aumentar volume.
Um novo menu de restauração aparecerá, assim você pode usar o botão de abaixar o volume para
marcar “partição de cache” e
o botão de ligar/desligar para
selecionar. Pressione o botão de ligar/desligar e selecione a
opção restaurar sistema.
- A opção final é fazer um reset de
fábrica: Configurações > Fazer backup e redefinir > Restaurar
dados de fábrica > Restaurar telefone. Antes de começar
este procedimento tenha certeza de que tem um backup de todos os dados
importantes do seu dispositivo.
Os
aplicativos não ficam em segundo plano.
Problema:
O Moto G 2014 não tem uma memória RAM tão
ruim (1GB), mas para alguns usuários é muito pouco. Ao invés de permitir vários
aplicativos ao mesmo tempo deixando-os em segundo plano, eles simplesmente
fecham. Muitos usuários reclamaram nos fóruns da Motorola e no Google+.
Solução:
A boa noticia é que parece que o problema foi
resolvido. Vários usuários disseram que ao atualizar o Android para a última
versão disponível, no caso o Android Lollipop, os problemas com o encerramento
dos aplicativos desapareceram.
Para atualizar o seu sistema Android vá
em Configurações > Sobre o
telefone > Atualizações do sistema.
O flash
da câmera parou de funcionar
Problema
Vários usuários do Moto G 2014 reportaram que
depois de certo tempo de uso o flash da câmera parou de funcionar sem nenhum
tipo de explicação, a maioria depois da atualização do dispositivo para o
Android Lollipop.
Solução:
- Como primeira opção de solução você
pode fazer uma restauração forçada no seu dispositivo pressionando o
botão de liga e desligar até o telefone fazer o reboot.
- Limpe os dados e cache do
aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Câmera > Forçar
parada, Limpar dados e Limpar Cache.
- Há também a possibilidade de que
algum aplicativo que use o flash , como os de lanterna, seja o culpado.
Feche todos os aplicativos, se não funcionar tente desinstalar qualquer
aplicativo que use o flash até achar o culpado.
Chamadas
sem áudio.
Problema:
Alguns usuários do Moto G 2014 relataram
um problema na reprodução do áudio das ligações que são realizadas e
recebidas. Segundo os relatos, é possível ouvir o áudio do outro contato,
embora ele não consiga ouvir o que está sendo falado pelo usuário do Moto G.
Solução:
Felizmente, é possível resolver essa questão
redefinindo as preferências dos aplicativos e removendo os dados armazenados no
discador padrão. Siga os passos abaixo:
- Acesse o menu de configurações do
dispositivo;
- Selecione a opção Aplicativos e
em seguida localize a guia Todos;
- Localize e selecione o
aplicativo Discador e clique na opção Limpar dados;
- Feito isso, selecione os três
pontos no canto superior direito e clique em Redefinir preferências de
aplicativos.
Após a conclusão dos passos
listados acima, é necessário reiniciar o telefone para realizar a primeira
chamada de teste. Caso o problema persista, talvez seja adequado o envio do
dispositivo até uma assistência autorizada para um possível reparo no
microfone.
Demora
para atualizar aplicativos na Play Store.
Problema:
Ao realizar a atualização de um aplicativo já
instalado através da Play Store, muitos usuários estão observando uma
demora na conclusão do procedimento próximo a 91%. O problema pode estar
relacionado à compilação dos aplicativos instalados antes da transição
entre a máquina virtual Dalvik (padrão no Android KitKat), para a
nova ART do Lollipop.
Solução:
Indicamos restaurar o dispositivo para
as configurações de fábrica, após a atualização para o Android Lollipop. Muitos
usuários tentaram resolver a questão removendo o cache dos aplicativos já
instalados, mas o procedimento em 90% dos casos não obteve sucesso.
Antes de realizar o procedimento,
recomendamos que seja realizado um backup de
todas as informações e arquivos pessoais armazenados no dispositivo.
Aparelho
não liga ou carrega após consumo total da bateria.
Problema:
O dispositivo não inicia ou carrega a
bateria após o término total da carga.
Solução:
Recomendamos os procedimentos abaixo
para resolver esse problema:
- Conecte o carregador original
diretamente na tomada (não utilize fontes ou extensões de tomada)
- Conecte o cabo ao celular após a
conexão com a tomada
- Após conectar o cabo, pressione o
botão de energia por 2 minutos
- Após esse período, o LED de
notificações ira se acender, solte imediatamente o botão de energia
- O LED permanecerá ligado por
aproximadamente 30 segundos, sem nenhum tipo de exibição na tela. Logo
após esse período, a tela irá se acender indicando o percentual
de bateria, provavelmente 0%.
- Caso a tela se pague, não se
assuste, e não ligue ou utilize o celular até que a bateria alcance 100%
de carga.
Esse procedimento realiza um boot forçado
no dispositivo, no entanto, as informações e dados armazenados no Moto G
permanecerão intactos. Não é recomendado a utilização de carregadores
paralelos, ou de outras marcas para a realização desse procedimento, mesmo que
este apresente a mesma quantidade de amperagem.
As
notificações não chegam
Problema:
Muitos usuários relatam problemas no comportamento
das notificações. Algumas são entregues somente na rede de dados (2G/3G),
enquanto outras são exibidas durante a conexão com Wi-Fi.
Solução:
Não sabemos exatamente a causa desse
problema, mas recomendamos que os aplicativos Moto Alerta e Assist, sejam
desativados no menu de configuração do dispositivo. Caso o problema persista
por mais tempo, é recomendado uma restauração de fábrica.
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