Marcas De Celulares Com Mais Reclamações Em 2018.
Marcas De Celulares Com Mais Reclamações Em
2018.
Já pensou em viver uma dia da sua vida sem
celular? E uma semana? Ou um mês?
Dependendo do tipo de problema que você tiver
com seu celular ou smartphone, as dores de cabeça poderão ser enormes. E não se
espante, apesar de toda tecnologia existente nos dias atuais, defeitos em
aparelhos são muito comuns.
Então, na hora de comprar seu novo aparelho,
sempre será bom dar uma olhadinha nas reclamações da marca e do modelo
escolhido. Quanto mais reclamações tiver o aparelho ou a marca, mais
desencorajada será a compra.
Pensando nisto, fizemos uma análise do nível
de reclamações das principais fabricantes neste ano de 2018.
Você está procurando um novo celular para
comprar? Lendo tudo sobre cada marca e modelo para acertar na escolha?
Pesquisando os melhores preços nas diversas lojas? Se ainda não parou para
verificar as reclamações dos modelos e fabricantes então faça isto já.
Se já escolheu a loja onde irá fazer a compra
então é obrigatório que faça a pesquisa das reclamações, principalmente se for
uma loja desconhecida.
Ver o que os consumidores insatisfeitos dizem
sobre os produtos e serviços pode ajudar a evitar muita dor de cabeça com o seu
novo aparelho de celular.
Isto pode lhe tirar de uma verdadeira
enrascada. A má notícia é que o número de reclamações com os aparelhos tem
aumentado ano a ano. De problemas simples a defeitos mais graves, algumas
marcas se destacam no número de reclamações.
Para ajudar na sua avaliação, compartilhamos
uma análise das marcas de celulares que mais recebem reclamações, segundo o
Procon e o site ReclameAqui.
Reclamações das Fabricantes
de Celulares no ReclameAqui.
O site especializado em reclamações de
serviços e produtos “ReclameAqui” foi fundado em 2001 e desde então se tornou
uma das ferramentas de auxílio ao consumidor mais úteis da atualidade.
Através do site é possível abrir uma
reclamação sobre qualquer produto ou serviço oferecido em território nacional.
A maioria das empresas responde às questões dos consumidores no site, mas o
mais bacana é que toda reclamação lançada na plataforma fica disponível para
qualquer um consultar.
Com isto, é possível avaliar como um produto
ou serviço está sendo recebido pelos consumidores. Em outras palavras, se tem
muita reclamação, é melhor ficar longe.
Qualquer consumidor pode registrar uma reclamação
no site, basta estar cadastrado, e cabe às próprias empresas fornecedoras dos
produtos e serviços respondê-las. Com base nas interações entre o consumidor, o
ReclameAqui fornece estatísticas sobre as empresas através de um sistema
ranqueamento que define a reputação das empresas.
Para o cálculo da reputação são usados os seguintes
parâmetros:
·
Índice de Resposta (IR): Porcentagem
de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
·
Média das Avaliações
(Nota do Consumidor) (MA): Leva em consideração
apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das
notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o
atendimento recebido;
·
Índice de Solução (IS): Leva
em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à
porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que
o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são
representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
·
Índice de Novos Negócios
(Voltaria a fazer negócios?) (IN): Leva em
consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à
porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que,
sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para cálculo da Avaliação do ReclameAqui (AR) é
feita uma média ponderada baseada nestes critérios acima. Todos os critérios
possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média (varia de 0 a 10),
assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para estar na
mesma escala das demais. Assim a fórmula para obtenção da avaliação do
ReclameAqui é a seguinte:
AR =
((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100
ÓTIMO:
Para 8 =< AR <= 10
BOM:
Para 7 =< AR <= 7.9
REGULAR:
Para 6 =< AR <= 6.9
RUIM:
Para 5 =< AR <= 5.9
NÃO
RECOMENDADA: Para AR < 5
Em uma análise
feita por este site neste mês de junho, coletamos as estatísticas das oito
principais fabricantes (Samsung, LG, Motorola, Sony,
Apple, ASUS, Alcatel e Positivo), levando em consideração a
reputação, o percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio com
a empresa, o índice de solução e a nota final da empresa.
Reclamações da Samsung
Nos últimos 12 meses, a Samsung possui 34.215
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Não recomendada”.
54,1% das reclamações foram atendidas pelas empresa. 20,2% das pessoas voltaria
a fazer negócio com a empresa. O índice de solução está em 24,5%. A nota geral
da empresa é 1,84. O tempo médio de resposta é de 1 dia e 1 hora.
Reclamações da LG
Nos últimos 12 meses, a LG possui 12.811
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Regular”. 99,9% das
reclamações foram atendidas pelas empresa. 53,6% das pessoas voltaria a fazer
negócio com a empresa. O índice de solução está em 62,8%. A nota geral da
empresa é 5,72. O tempo médio de resposta é de 2 dias e 21 horas.
Reclamações da Motorola
Nos últimos 12 meses, a Motorola possui
55.905 reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Regular”.
100% das reclamações foram atendidas pelas empresa. 54,4% das pessoas voltaria
a fazer negócio com a empresa. O índice de solução está em 64,9%. A nota geral
da empresa é 5,78. O tempo médio de resposta é de 2 dias.
Reclamações da Sony
Nos últimos 12 meses, a Sony possui 2.712
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Ruim”. 99,6% das
reclamações foram atendidas pelas empresa. 29,2% das pessoas voltaria a fazer
negócio com a empresa. O índice de solução está em 42,9%. A nota geral da
empresa é 4,11. O tempo médio de resposta é de 9 dias e 12 horas.
Reclamações da Apple
Nos últimos 12 meses, a Apple possui 2.128
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Não recomendada”.
Nenhuma reclamação foi atendida pela empresa. 13,5% das pessoas voltaria a
fazer negócio com a empresa. O índice de solução está em 18,1%. A nota geral da
empresa é 1,39.
Reclamações da Asus
Nos últimos 12 meses, a Asus possui 18.373
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Regular”. 99,2% das
reclamações foram atendidas pelas empresa. 45,2% das pessoas voltaria a fazer
negócio com a empresa. O índice de solução está em 61,6%. A nota geral da
empresa é 4,65. O tempo médio de resposta é de 13 dias e 4 horas.
Reclamações da Alcatel
Nos últimos 12 meses, a Alcatel possui 3.531
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Exemplar”. 99,9% das
reclamações foram atendidas pelas empresa. 74,8% das pessoas voltaria a fazer
negócio com a empresa. O índice de solução está em 91,7%. A nota geral da
empresa é 8,04. O tempo médio de resposta é de 1 dia e 2 horas.
Reclamações da Positivo
Nos últimos 12 meses, a Positivo possui 2.476
reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Exemplar”. 100% das
reclamações foram atendidas pelas empresa. 74,7% das pessoas voltaria a fazer
negócio com a empresa. O índice de solução está em 90%. A nota geral da empresa
é 8,25. O tempo médio de resposta é de 10 dias e 10 horas.
Reclamações das Fabricantes de Celulares no Procon.
O Procon tem como missão principal equilibrar
e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo
elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores.
Para tanto conta com o apoio de um grupo
técnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas áreas de
atuação. A Fundação é o ente público pioneiro na defesa do consumidor do
Brasil sendo considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do
cidadão.
Os frutos deste trabalho são colhidos a cada
passo dado rumo ao equilíbrio e harmonização das relações de consumo, e à
incessante busca, inclusive por meio dos serviços oferecidos pela instituição,
para a melhoria da qualidade de vida da população bem como facilitar o
exercício da cidadania.
A Fundação Procon SP, órgão
vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São
Paulo, divulgou seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O documento refere-se a 27.558
demandas individuais, submetidas a procedimento de conciliação, como processos
administrativos, formalizadas contra 4.721 fornecedores.
Apesar das novas
possibilidades de solução de conflitos, como a plataforma consumidor.gov.br e outras
desenvolvidas pela sociedade civil, o número de reclamações não diminui e os
índices de solução encontram-se bem aquém do aceitável.
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